A água para consumo humano deve ser totalmente livre de coliformes fecais, para tanto, é exigido pelo Ministério da Saúde que a água passe por um processo de desinfecção, que geralmente ocorre através da cloração. A água coletada através de poços deve passar por um tratamento cujos principais objetivos são a remoção de microrganismos patogênicos (grupos bacteriológicos) e a remoção de desequilíbrios de compostos físico-químico tais como ferro, manganês, flúor e sódio, além de outros compostos minerais.
O tratamento possibilita a adequação da água em padrões aceitáveis de potabilidade, visto que em muitos casos há fontes de poluição próximas ao lençol de onde é extraída a água, como esgoto de fossas, infiltração de lixiviados de resíduos sólidos, produtos químicos derramados no solo, óleos combustíveis e até mesmo a própria composição do solo local.
Desta maneira, o tratamento efetivo da água de poço artesiano reduz os riscos que o consumo de água não potável representam à saúde humana, impedindo a proliferação de doenças como a gastroenterite, diarreia, cólera, disenteria bacilar, febre tifoide e paratifoide, hepatite A e E, poliomielite, disenteria amebiana, entre outras.
A Ecovitalle possui equipe qualificada para realizar o monitoramento e acompanhamento do tratamento em água de poços artesianos garantindo que a qualidade da água se mantenha sempre dentro dos padrões requeridos pela legislação.
Dentre as vantagens de se realizar o tratamento e monitoramento da água de poços artesianos estão:
- Fornecimento de água de qualidade e dentro dos padrões de potabilidade;
- Controle e prevenção de doenças;
- Atendimento a legislação vigente (resolução conjunta ANVISA 05/2018)
Entre em contato conosco para realizarmos um orçamento e saber como podemos lhe ajudar!